domingo, 13 de agosto de 2017

Bocha


Nos domingos de almoços simples os homens eram "convidados" a ficar longe da cozinha, e junto com eles, nós crianças, debandávamos para a rua.

Os homens adultos faziam uma roda para conversar ou jogar truco, com aquele alegre e rude jeito italiano, e as crianças aproveitavam o tempo livre para empinar pipa, jogar queimada, pião ou bater figurinha.

Eu no entanto tinha uma destinação diferente, seguia meu avô até o jogo de BOCHA numa quadra quase vizinha, muito perto, onde os amigos mais velhos se reuniam.

A BOCHA é um jogo tipicamente Italiano, surgiu na roma antiga, lá pelo ano 500 e já foi tão popular que causava algazarra e depredação, chegando a ser proibida duas vezes, em 1560 e 1.600.

Nesse jogo, feito em quadras de areia, compridas e com pouca largura, os times, de 4 a 6 pessoas, as vezes mano a mano, devem arremessar uma bola, a dita bocha, o mais próximo possível de um bolim, um pino de indicação.

Aquele que chegar mais perto do bolim pontua, e vale bater com a sua bola na bola do adversário que está quase grudado no bolim e tira-lo da jogada.

O jogo é barulhento, tanto pela bolas que quicam quando são arremessadas ou batem uma nas outras, quanto pelas expressões impagáveis dos jogadores nos seus momentos de sorte ou azar.

Mas o que mais gostava era chegar na quadra e ser recebida calorosamente por aqueles homens idosos, todos avôs italianos, de uma forma tão amorosa que mesmo com a diferença do idioma eu podia entender.

SEI MOLTO BELLA (você é muito bela), BELLISSIMA (belissima), LA SUA FAMIGLIA È BENEDETTA (sua família é abençoada), CHE FELICITÀ (que felicidade).

Porque uma criança gordinha era a personificação da beleza para aqueles homens que sofreram fome e perdas imensas nas guerras, no desterro, que vieram ao Brasil carregando a esperança de criar sua família num lar FELIZ PER ABBONDANZA.

Verdade seja dita eu era uma das poucas crianças gordinha, alias a unica na minha família, e isso desagradava muito minha mãe, que considerava a gordura um defeito de caráter e uma deformidade física.

Meus irmãos eram magros, meu pai, minha mãe muito magra, e de repente eu, uma bolinha, de bochechas vermelhas e rechonchudas, pernas e braços grossos, cabelos encaracolados, a perfeita personificação do bebe johnson, mas com 6 anos.

Dos meus pais ouvia para parar de comer pois estava ficando cada dia mais gorda e feia, e de repente aqueles bons homens falavam em alto e bom som que eu era uma benção, bela e certa.

Alias meu avô ia na BOCHA mas não jogava, era só para colocar a conversa em dia com os amigos da mesma idade, e eu igualmente nunca joguei, mesmo com outras crianças, ia para me sentir bonita, sem defeitos, UNA RAGAZZA SPECIALE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário