quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A insustentável leveza do Ser



Quer maravilha a mente clara e o coração tranquilo !!!  E cada vez mais dificil nos dias de hoje.

Basta ligar a TV e o telejornal lhe cospe dor, perda, sangue e medo. Isso sem falar nos programas que claramente exploram o MUNDO CÃO, mostrando absurdos e fazendo apologia da violência e preconceito. Nem vou citar o filme de ação e pancadaria que voce alugou para relaxar no final de semana.

A revista da moda, em nome de um conceito criado por alguns para o lucro de poucos, lhe aponta que esta envelhecendo, acima do peso, sem graça, sozinha. Mas é claro que lhe dará inumeras dicas para se livrar dessa pessoa inacabada e feia, do creme caríssimo para o rosto, até a prótese de nadegas, passando por sugestões de como agir na cama e parecer mais "experiente".

No metro, na rua, no trabalho, no transito, em todo lugar as pessoas estão tensas, apressadas, nervosas, cara fechada, duras, contraídas, com que esperando um golpe. A seu lado pode ter um inimigo, um louco homicida em potencial, alguém que de repente entra numa livraria com um bastão de baseball e sai rachando cabeças.

Mas a vida continua, e você precisa de conforto e prazer, cada vez mais, para compensar tudo isso. No entanto a visita da ALEGRIA e SATISFAÇÃO parece também precisar cada vez mais  de muita birita, compras, drogas, sexo louco, junk food, estados alterados de consciência, trucidar o comum, ultrapassar os limites.

Dor de cabeça, dor nas costas, uma serie de incontáveis problemas respiratórios, mal estar físico e emocional de todo tipo. A mente mal consegue emergir do lodo da apreensão e pensamentos negativos, a ansiedade e impaciência parecem reinar confiantes na TERRA DO EU CANSADO... você esta deprimido ???

Mas essa não é a condição original da mente, nem mesmo a condição original do ser humano, seja ele da Baixada Fluminense ou de Curitiba, do Canada ou da Bielo Rússia, Afeganistão ou Suíça, toda nossa apreensão e conflito é também assimilado pelo contágio social, onde passamos a vibrar numa frequência única,  quase como cérebros compartilhados, infelizmente na mais densa, baixa e conflituosa energia.

Será que eu fui mesmo inoculado pelo vírus da desorganização social ?

Se tudo parece estar bem mas seus nervos estão sempre a flor da pele, se pouca coisa já lhe consome muita energia, tem mais pensamentos negativos e raivosos do que bons e felizes, esta fugindo das pessoas que precisam de apoio e ajuda por que simplesmente não consegue mais ouvir problemas,  se seu estado emocional tem mais altos e baixos do que barco em tempestade, certamente voce esta com  INTOXICAÇÃO MENTAL.

Ás vezes isso vem de uma forma aparentemente sem riscos, numa conversa de amigos, e quase sem perceber a coisa descamba para algum assunto doentio, a reclamação raivosa, a fofoca, a critica pela critica, desconstruindo a harmonia da sua mente. Sua energia acabou de ser sugada por um buraco negro e você já esta navegando pelo triangulo das bermudas, na instabilidade.

Em outros momentos é de fora, você recebe o impacto da energia na rua, e isso pode vir da sua cidade, ou mesmo de algum grande evento planetário, mas geralmente não consegue ligar os pontos entre a tontura passageira com o nível de frequência a sua volta. Isso porque seu corpo sutil recebe e filtra pouco a pouco toda essa matéria toxica,  sua mente vai recebendo os fragmentos e só depois vem a reação.

Eu mesma não tinha a dimensão real desse tipo de problema, a intoxicação mental, até começar a fazer meditação diariamente, foi como se um peso tivesse sido tirado do meu coração e uma janela fosse aberta na minha mente, deixando entrar a claridade e o ar fresco, e assim minhas emoções foram se apaziguando e consegui até rir de idéias que antes capturavam minha atenção e me torturavam.

Foi tão gritante a diferença que comecei a me perguntar como estava tão intoxicada e não percebia.

Primeiro - não percebemos porque tudo vibra na mesma frequência doentia a sua volta, pessoas, ideias, musicas, conceitos, conversas, filmes, e assim  parece comum sentir, pensar e ver as coisas daquela forma, traz uma falsa idéia que essa é a forma normal de viver do ser humano. 

Segundo - quando você está em desequilíbrio  não consegue raciocinar com frieza e lógica sobre o que esta lhe acontecendo, isso porque a mente precisa de energia para fazer essa análise, aquela mesma energia que você já não tem. 

Terceiro - a todo momento somos chamados ao nosso lado animal, no estilo SE BATER LEVA!, como se isso fosse o melhor a fazer, responder o errado com o erro, o feio com o horrível, a agressão com mais porrada, a mentira com a manipulação, execrando a bondade como se ela fosse fraqueza e não evolução.

Quarto - somos seres sociais, para sobreviver precisamos estar antenados no que esta acontecendo a nossa volta, isso nos prepara para dias complicados, nos colocando de sobreaviso, ou no diz o momento que podemos relaxar, deixar a clava no chão e finalmente deitar nossa cabecinha no monte de feno para descansar, assim assimilamos.

Como se prevenir ? Como sair dessa ?

Fique de olho aberto, perceptivo para os possíveis agentes hospedeiros da intoxicação :

* Não deixe a conversa descambar para o lado negro da força, declare abertamente que você não tem interesse nesse tipo de conversa ou saia pela tangente;

* Dê um stop nos filmes de violência e alugue algumas comédias ou filmes com boas mensagens;

* Troque por alguns dias a tv por um livro interessante, relaxante ou educativo;

* Ouça musica suave,  lírica, clássica, sons da natureza (musica também tem seu potencial de equilíbrio ou desequilíbrio);

* Prove um alimento mais puro, saudável, limpo (sem tanto açúcar, conservante, sal ou gordura animal);
* Preste atenção até mesmo no que esta lendo, postando ou clicando na net;

* Mude sua visão do sono  - ele não é um desperdício mas um maravilhoso momento de reaver forças;

* Antes de xingar, urrar ou pular feito um Neandertal  pense no avanço que fizemos, da filosofia a física quântica, respire fundo e deixe passar;

* Exercícios físicos ajudam o corpo e a mente a desintoxicar e entrar numa outra frequência, dê preferencia a aqueles feitos em contato com a natureza, menos competitivos e mais participativos;

* E finalmente, ORE, MEDITE, DECRETE, PLANTE FLORES, BRINQUE COM OS SEUS BICHOS....deixe a tormenta passar, depois vem sempre a bonança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário