domingo, 17 de fevereiro de 2013

Educação para adultos


Existe uma antiga e batida falácia nos meios espirituais e filosóficos, de que PRECISAMOS EDUCAR AS CRIANÇAS PARA NÃO PUNIR OS ADULTOS.

Essa idéia leva a crer que se o processo de educação ecológico, emocional, espiritual e social não começar na infância só restará ao adulto a punição.

É uma falácia pois afirma com isso que é muito dificil educar um adulto ou que aqueles que já são considerados adultos evidentemente tiveram oportunidade de receber uma educação adequada e funcional.

Ledo engano, crescer, trabalhar, constituir familia, assumir dividas, deveres, compromissos, já portar seu cpf, rg, carteira de motorista e todo aparato da maturidade fisica não significa nada em termos de maturidade social e interior.

Uma vez, num taxi, uma abelha entrou de repente durante o percurso e o motorista parou para mata-la, então eu lhe contei toda a participação positiva que uma abelha tem em nossa vida, é por sua causa e de outros insetos que temos frutas, verduras.

Aturdido e sensibilizado ele ficou olhando a abelha que finalmente saiu e pudemos continuar nosso trajeto.

Aquele homem possivelmente já teria matado algumas dezenas de abelhas em sua vida, tinha em sua mente uma noção muita vaga da função de uma abelha no ecossistema, pouco conhecia de toda vida, animal ou mesmo de  sua própria vida.

Ele ficou maravilhado e me pediu para falar mais sobre os animais.

Ao final da corrida ele me perguntou em que escola eu lecionava e eu respondi - No momento na escola da vida!

Nas minhas conversas informais nunca encontrei um adulto que fosse completamente avesso ao aprendizado.

É verdade que inumeras pessoas temem mudar, sair do aparente conforto do conhecimento comum, erroneamente consideram que ampliar e visão pode trazer tristeza e até mesmo uma sensação de inadequação, mas sempre existe uma área de interesse, uma porta de entrada para a evolução da consciencia.

Já conversei com adultos sobre as idéias de Socrates, raios, estudos da neurobiologica, motores de combustão, ecossistema, Egito, envelhecimento fisiológico, Islamismo, o big bang, a lei da gravidade, memória celular, disturbios de personalidade, doenças auto imunes, pererecas, croche, Stonehenge, pintura, baratas, piramides, cultura inca, alimentação natural, poesia, anorexia, leis federais, efeitos das drogas no cerebro, paixão, mentiras, leis do mercado, gestação, morte e tudo que envolve a vida.

São conversas soltas, muitas vezes rapidas, indagadoras e divertidas,

E na maior parte das vezes ao perguntar os porques vejo que isso nunca foi sinceramente questionado, é o "porque sempre foi assim", porque "eu acho que é assim", porque não sei.

A escola primária ensina ler e escrever, não a pensar, a familia ensina as regras sociais, não a participar, a faculdade ensina uma profissão não como se sentir capaz e feliz, a igreja ensina um credo não como gerir e respeitar toda a vida.

Questionar, observar, análisar, ponderar, raciocinar, se dar liberdade, reestruturar e expandir a mente e coração, tudo isso só se aprende na escola da vida, onde e com quem estivermos, dentro da medida e capacidade dessas outras pessoas.

Não é só "de pequenino que se torce o pepino", é possível sim podar e transplantar o pepino adulto, e acolher os pequenos e grandes dissabores que nossa falta de educação nos traz como uma passagem, uma porta que nos levará a outras dimensões.

Punir sim, sempre haverá punições, mas não causadas por ignorarmos completamente que existiam outras oportunidades, outros caminhos, a punição virá ao homem que escolher a transgressão de livre vontade com conhecimento de causa, sem a cegueira da inconsciência.


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