sábado, 28 de agosto de 2010

O mundo precisa de heróis !!!!




Nessa semana, eu e meu pai que estava hospitalizado, lembrávamos fatos marcantes das nossas vidas, tanto no aspecto positivo quanto negativo. 

Após 76 anos de experiências ele se mostrava totalmente avesso ao contato humano, afirmando que os homens não eram nada mais além do que "animais selvagens", prontos a matar, agredir, obter um ganho mesmo que a custa da perda de alguém necessitado, citava a politica, a guerra e outras tantas coisas que diretamente enfrentou. 

Com 49 anos eu podia compreender como essa liga de pensamento tinha se formado, ela era a junta da observação de toda a situação brasileira e global, por todos esses anos, e mais ainda, era a feia constatação de que os seres humanos pareciam não se importar com nada além do que sua própria vida física. 

Ele se lembrava que, quando garoto, se alguém gritasse na rua PEGA LADRÃO ! os vizinhos saiam rapidamente das casas, tanto para ajudar o necessitado quanto para correr atras do meliante. 

Agora, ele me dizia, não adianta gritar nem FOGO, FOGO, ninguém se preocupava mais com os problemas alheios, cada um cuidava de forma apavorada de si mesmo. 

Me lembrei de um artigo que uma vez li numa revista em que o escritor tinha visto pela janela do seu apartamento em SP uma pessoa ser assaltada, o que mais o espantou é que nas lojas em frente ao lugar que a pessoa foi assaltada tinha inúmeras pessoas, quase 30, que ficaram observando impávidas a situação. 

Naquela momento ele me perguntou como eu agiria, eu lhe disse que se estivesse nas lojas eu certamente gritaria, sairia, incitaria todos ao ataque, qualquer coisa, menos ficar parada vendo o sofrimento alheio. 

Me parecia absurdo quase 30 pessoas ficarem paradas, amedrontadas, diante de um único assaltante. ONDE UM É MAIS FORTE DO QUE 30 ? 

No MEDO ele me disse, no medo de morrer, no medo de ficar aleijado, no medo de perder algo que julga tão importante, todos se acuam no medo, buscam uma desculpa congruente para não agir, não tomar partido, não reagir, não se posicionar em favor daquilo que é justo, correto e acaba dando força a injustiça, a maldade, ao bandido. 

Eu não quero ser acuada pelo medo, somos pretensos seres pensantes que tem o poder de escolha, analise, ponderação, eu não quero ser apenas um animal apertado num canto, de olhos fechados, torcendo para acabar logo com aquilo. 

Então uma frase dele caiu entre nós - O MUNDO NÃO PRECISA DE HERÓIS ! TODOS QUEREM APENAS SOBREVIVER ! 

Eu renego essa ideia, acho que agora, mais do que nunca, a todo momento, de toda forma, seja com que consequências forem - O MUNDO PRECISA DE HEROIS ! 

Precisamos salvar não apenas nosso corpo, pagando o preço da covardia, precisamos salvar nossas almas, nossa dignidade, nosso senso de humanidade, somos todos da mesma especie. 

Enquanto 30 forem mais fracos do que 1 o mundo continuara na mão daqueles que o destroem por ganancia, corrupção e ignorância. 

O MUNDO PRECISA DE HERÓIS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário