Como sofre a humanidade por coisas tão "desimportantes" e relativas, coisas que alias só passaram a ter significado e valor na vida delas a partir da própria crença, antes disso nada valiam, nem existiam, eram apenas lenda.
A opinião de estranhos; um padrão assimilavel; uma imagem irretocavel; um conhecimento inatingivel; estar "por dentro" de inumeras questões; ter aquele padrão desejado por uma maioria ficticia; não parecer velho - alias conseguir não envelhecer; ter aquele objeto ultimo tipo - de marca, alta tecnologia; ser um sucesso sempre; ser "fodão" - nem sei ao certo a dimensão disso; estar num relacionamento amoroso; não parecer bobo/a; ser um sucesso....e por ai vai uma lista de coisas que criam ansiedade, nos fazem sofrer e nem paramos para analisar porque.
O ESSENCIAL, aquela coisa de ter uma casa para morar, comida para comer, amigos, mesmo pouco, pernas, pés, mãos, enxergar, força e saúde para trabalhar e ir em frente e mais, estar num meio ambiente com água, sol, fertilidade, plantas nascendo aqui e acola, frutas, ervas, passarinho.
A idéia do essencial foi sendo corrompida até chegarmos ao essencial de ter um celular com internet, um notebook com tela sensível a toque, um carro que chega a 300 km por hora e pelo menos uns 10 cartões de crédito.
E sofremos, e tanto, por coisas que foram sendo incultidas na mente com muita manipulação e propaganda, abaixando a auto estima até o dedão do pé e colocando lá em cima o valor das coisas, criando uma cultura baseada no Ter, não somos nada a não ser o que Temos, nosso próprio valor se confunde ao que possuimos de objetos, bens materiais.
Mas não basta chegar a tudo isso, precisamos nos manter, precisamos que todos saibam que somos os melhores, que valemos mais, e ai se sofre também para ser desejado, invejado, admirado e continuar assim.
A vida sem sofrimento parece uma coisa inventada, de mentira, a vida tem que ter luta, cara de pedinte, aborrecimento, briga, tristeza, drama, desentendimento e enfrentamento, apesar de tanta fartura, apesar de tanta loucura e das mentiras também, ao menos 90% não é essencial para nossa vida.
Tudo que precisamos já estava aqui, nem fomos nós que criamos, já temos o essencial, o primordial para viver, mas para ver isso, para estar nisso agora é preciso força, fé, carater, confiança e determinação.
PELO FIM DO SOFRIMENTO ! PELO FIM DA ENGANAÇÃO !!!!
Viva o essencial !!